UHMW-PE

UHMW – Ultra High Molecular Weight Polyethylene (UHMW-PE)

O que faz o UHMW-PE (Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular) um material tão diferente dos demais Polietilenos normalmente usados? É uma combinação excelente de propriedades – Reconhecida resistência à abrasão, maior resistência ao impacto, antiaderente, auto lubrificante e possui excelentes propriedades mecânicas, mesmo em condições criogênicas*.

O UHMW-PE é um polímero extremamente viscoso que é produzido na forma de pó e o diâmetro médio das suas partículas varia entre 100-200 mícrons. Devido à sua alta viscosidade, ele não pode ser processado como pelos métodos comuns utilizados em termoplásticos. Desta forma, a moldagem por compressão e o processo de extrusão são usados para gerar uma alta pressão necessária para a fundir o conjunto de partículas do UHMW-PE, então, tipicamente são usados na forma de barras ou perfis para posteriormente serem alterados por processos mecânicos como usinagem quando necessário.

Por conta da sua alta resistência à abrasão, resistência química e boas propriedades de fricção, quem mais se utiliza das aplicações do UHMW-PE são as áreas de estocagem e manuseio de material a granel, alimentos, bebidas, equipamentos de processamento de minerais, equipamentos de lazer, implantes ortopédicos, etc.

Porém, o UHMW-PE pode ser processado na forma de gel onde é usado como separador de bateria, papel sintético ou demais aplicações de alta resistência. O processo de sinterização* livre pode ser usado para produzir peças porosas tais como filtros e peças que transmitem líquido por ação capilar.

* Criogenia: A criogenia é um ramo da físico-química que estuda tecnologias para a produção de temperaturas muito baixas (abaixo de −150°C, de −238°F ou de 123 K).

* A sinterização é um processo no qual pós com preparação cristalina ou não, uma vez compactados, recebem tratamento térmico, no qual a temperatura de processamento é sempre menor que a sua temperatura de fusão. Este processo cria uma alteração na estrutura microscópica do elemento base. Isto ocorre devido a um ou mais métodos chamados “mecanismos de transporte”: estes podem ser consecutivos ou concorrentes. Sua finalidade é obter uma peça sólida coerente.

Fontes:

http://www.ticona.com/products/uhmw-pe

http://www.daybrasil.com.br/produtos/industria/uhmw.asp

http://www.vick.com.br/vick/Produtos/uhmw_novo.htm

http://www.4sawmills.com/index.php?content=plastic_wear_parts

http://pt.wikipedia.org/wiki/Criogenia e http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinteriza%C3%A7%C3%A3o

por André Amante Postado em Textos

Um comentário em “UHMW-PE

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s